sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Machadinho do Oeste


Essa semana vivemos uma grande aventura para nos deslocarmos até Machadino D´Oeste. Para se ter uma idéia, o site oficial diz que a distância entre Porto Velho e Machadinho é de 296 Km. Mas como a empresa de ôninus contrata pelo SESC faz o trajeto entre as duas cidades por Jaru, acabamos por realizar 290 (PVH até Jaru) + 151 (Jaru até Macadinho), portanto 440 Km, sendo 144 km a mais do que a distância pela cidade de Ariquemes (clique aqui e confira as distâncias entre cidades). Esse fato se deve a questão de alfalto que por Jaru já está em fase de conclusão, mas o pouco que ainda falta nos atrasou bastante e causou muitas apreensões pois quase atolamos no caminho. Mas após 9 h de viagem (saímos de Porto Velho às 13 h 30 min e chegamos a Machadinho às 22 h)desembarcamos na agradável cidade de Machadinho. Pequena, afável e bastante quente. Ficamos hospedados no aconchegante Hebrom Hotel. Cansados e ainda meio atordoados pela viagem, pois além dos atoleiros e do cansaço vimos um grave acidente na BR 364 onde vimos uma vítima fatal. Esse fato deu uma murchada em todos da equipe que até então estavam bem animados. Fatos como este nos mostram o quanto somos falíveis e como estas viagens longas e constantes nos colocam em permanente risco pela violência no trânsito, em especial na BR 364 que necessita com urgência de manutenção e duplicação devido o crescente trânsito. Bem, voltemos a nosso jornada.

Na cidade, já pela parte da manhã apresentamos nosso espetáculo na E.E.E.F.M Joaquim Pereira da Rocha para mais de 400 crianças, jovens e adolescentes. E à tarde para um número semelhante de meninos e meninas que acompanharam atentamente ao espetáculo. Nesse período da tarde contamos com a presença do Sr. Prefeito e do Sr. Secretário de Cultura, além de outros secretários e assessores da Prefeitura. Foi muito interessante a presença do Prefeito pois isso demonstra interessa da cidade em investir na área cultural e fazer com que o setor se desenvolva no município. Até porque já é provado que a cada R$ 1,00 investido em cultura, voltam em impostos e outros investimentos até R$ 2,00.

É isso o que passamos na cidade. Foi uma aventura a viagem? Foi. Mas valeu a pena o cansaço e o desgaste. A viagem de retorno foi mais tranquila, apesar de termos de esperar em Jaru por 3 h o ônibus até Porto Velho. às 4 h da manhã chegamos à cidade e apesar do cansaço conseguimos sorrir. Faltam 3 cidades: Ariquemes (dia 28/10), Nova Mamoré(4/11)e Guajará-Mirim 5/11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário